sexta-feira, 10 de agosto de 2012

O reino



"Podemos, penso eu, aprender muito com o reino animal. De facto, creio que o reino animal é uma maneira que Deus nos concede de aprender as lições da responsabilidade."
Robert Brown

Quando criámos este curso-escola pensámos chamar-lhe "escola de pais" no sentido de que todos são, de alguma forma pais, enquanto cuidadores: de um filho, sobrinho, aluno, neto, irmão mais novo...
 e se não for o caso, haverá um gato, um cão ou periquito. E se não tiver nada disto tem-se a si mesmo. Para cuidar. A grande lição da responsabilidade é aprendida, em primeiro lugar, connosco. Depois, consoante o caminho de cada um, com os animais ou com os outros humanos.
Não saberá cuidar realmente bem dum animal quem não sabe cuidar de si.
É esse, aliás, o drama que vivemos atualmente na Terra. Os seres confundem cuidar-se com extravasar-se. Para cuidar é necessário introverter. E é nesse dentro que desaparece a separação, o medo e a culpa. É nesse plano do CUIDAR-se que o Cuidado acontece. Consigo e com tudo, porque tudo, a começar pelo próprio, deixa de estar separado de si.
É isto o Cuidar: um estado de alegria, bem estar e felicidade onde não há exceção para nenhum ser criado. Onde não há exclusão, onde o corpo é encarado com a realeza da alma, onde a alma é cuidada com cuidados de SPA, onde tudo é diferente sendo o mesmo, onde nenhuma célula é vista como desprezível, onde tudo é adorável, mas onde se aprende a conhecer os próprios limites. E a respeitá-los.

Sem comentários:

Enviar um comentário