segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Início do Curso Cuidar

                                             Alma Tadema

Teve início, na passada terça dia 16 de outubro, o CUIDAR, com uma aula de apresentação: das pessoas, do curso, do trabalho a desenvolver.
Existem ainda algumas vagas.
Amanhã, terça dia 23, irá decorrer a segunda aula, primeira aula do primeiro ciclo: constelações sistémicas, com Rita Pedro Natálio:

Constelações Sistémicas
Sabe-se agora que a resolução de problemas é mais eficaz quando se olha para o Todo e não apenas para partes do problema. Este novo paradigma denomina-se Pensamento Sistémico e possibilita uma abordagem diferente de compreensão, uma vez que permite observar a interação entre os elementos do sistema e entre estes e o próprio sistema. 

Assim surgiram as constelações sistémicas, uma ferramenta que permite diagnosticar problemas familiares e organizacionais, descobrindo padrões que estão inseridos nas nossas dinâmicas e que vão influenciar a nossa forma de viver e de lidarmos connosco e com os outros. 

Através de uma Constelação monta-se o sistema, ou parte do sistema do sujeito, para que se consiga trazer à luz toda a informação possível a nível do sistema. As respostas são dadas através do inconsciente, pela intuição, o que faz com que a solução seja totalmente integrada pelo sujeito e de mais fácil aplicação.


Constelações Sistémicas; Programa:
1. Importância do Pensamento sistémico
2. O que é um sistema?
3. O que são as Constelações Sistémicas e qual o seu contributo
4. Como funcionam as Constelações
5. Exercícios de Constelações
6. Desenvolvimento de casos reais




Sem comentários:

Enviar um comentário