sexta-feira, 16 de agosto de 2013

CUIDAR ANO 2

A iniciar em outubro de 2013.
                                                          Jorge Gallego
Retomamos esta maravilhosa viagem. Porque adorámos, porque aprendemos, porque crescemos. Porque foi também este o retorno que tivemos. Então... porque não? :-)
Atenção aos prazos:
Inscrições até 20 de setembro: 500 € no curso completo (8 módulos).



CUIDAR ANO 2

OBJETIVOS GERAIS:
§ Proporcionar instrumentos de autoconhecimento (pelo corpo, movimento, emoções);

§ Adquirir competências e ferramentas de auto-apoio e aprender a cuidar de si mesmo nos vários níveis: físico, emocional e espiritual;

§ Identificar a rede energética corporal como ponte de ligação entre o Céu e a Terra;

§ Reaprender os ciclos através da natureza que nos está mais próxima, que é o nosso corpo, em harmonia com a mente e o espírito;

§ Identificar, compreender e curar estereótipos e vícios de relacionamento;

§ Integrar no ser pleno, as partes esquecidas, negligenciadas ou receadas:

§ Ser um mais consciente e por isso competente pai, mãe, futuro pai ou mãe, avô,  irmão, tio, adulto, professor, educador, terapeuta, médico, enfermeiro, psicólogo, curador, cuidador…

§ Contribuir para uma real e incontornável mudança de paradigma conhecendo aquilo que há a conhecer: o interior de si e a intocável inocência, o sentimento original de felicidade.

ÁREAS
O presente curso é constituído por 8 áreas: Beleza interior, Constelações Sistémicas; Cura arquetípica; Dança Alquímica; Escrita Cura criativa; Qi-Gong; Renascimento; Zen-shiatsu:

Beleza interior:
Para o indivíduo se auto-conceber e exprimir plenamente, necessita convocar dois grandes sistemas operativos do cérebro: pensar e sentir. A forma como pensamos estrutura a relação com a realidade, mas a forma como sentimos também: nessa interacção vamos moldando a nossa vida. A Imaginação Sensível é,a capacidade de produzir representações mentais internas acompanhadas de uma experiência sensorial,directamente associada. A Consciência Criativa é a capacidade de reconhecer os processos criativos,através dos quais combinamos os estímulos que moldam a nossa definição da realidade.
Constelações Sistémicas:
Sabe-se agora que a resolução de problemas é mais eficaz quando se olha para o Todo e não apenas para partes do problema. Este novo paradigma denomina-se Pensamento Sistémico e possibilita uma abordagem diferente de compreensão, uma vez que permite observar a interação entre os elementos do sistema e entre estes e o próprio sistema.
Assim surgiram as constelações sistémicas, uma ferramenta que permite diagnosticar problemas familiares e organizacionais, descobrindo padrões que estão inseridos nas nossas dinâmicas e que vão influenciar a nossa forma de viver e de lidarmos connosco e com os outros.
Através de uma Constelação monta-se o sistema, ou parte do sistema do sujeito, para que se consiga trazer à luz toda a informação possível a nível do sistema. As respostas são dadas através do inconsciente, pela intuição, o que faz com que a solução seja totalmente integrada pelo sujeito e de mais fácil aplicação.



Cura Arquetípica:
 Integrar terapeuticamente o autoconhecimento cognitivo, as funções instintivas de autorregulação e autoajuda alinhada aos três cérebros (Córtex, Límbico, Reptiliano) dentro de uma linguagem própria a cada um dos mesmos.
Promover o bem-estar pessoal auxiliando na construção de uma maior resiliência fisiológica, capaz de atuar na resolução e na prevenção contra o stress.

Dança Alquímica (A Alquimia do Movimento):
 “… Tudo o que somos se encontra no corpo, nele se instala e por ele se expressa…”
Após vários anos de pesquisas e experiências conjuntas, a Amalgama vem definindo um método que permita levar a Dança a todos, beneficiando tanto ao nível do auto desenvolvimento como de formação artística.
Uma Dança que seja um veículo de ligação que permita integrar, assimilar, sintonizar, religar, sentir, intervir, criar, alquimizar e comunicar. Uma Dança que oferece instrumentos de desenvolvimento pessoal, promovendo capacidades próprias, resgatando a espontaneidade e a autenticidade. Uma dança que seja um movimento globalizante e integrador do Ser. Que permita abrir portas em cada um e desperte consciências.
Dentro do contexto da Metodologia “Movimento Amalgama” dirige-se uma proposta intensiva sobre a vivência do conceito Alquímico e a Dança, através do corpo, do movimento e do contínuo fluxo criativo, operando ao nível de transmutações energéticas celulares.

Escrita Cura criativa:
Uma outra forma de encarar a escrita criativa.
Partindo de princípio de que a criação é um dos mais poderosos instrumentos universais de cura, e também que todo o ser humano contém em si tudo o que necessita para criar e curar (sendo talvez criar e curar, o mesmo), neste módulo são criadas as condições para que tal ocorra. Com apoio de uma escritora ao mesmo tempo terapeuta.
Serão usadas várias técnicas para desbloquear e incentivar a criatividade natural através da expressão corporal, escrita, oral. Os textos produzidos na forma escrita, de índole predominantemente poética, mística e holística, serão também trabalhados com a expressão falada e o corpo.
Serão usados recursos como a respiração, relaxamento, visualização,  expressão corporal, músicas, vídeo, canções, poemas, jogos de palavras, dramatizações.


Prática Energética:
“A arte de manipular com êxito a energia.”
Esta prática tem inspiração nas artes de saúde e longevidade milenares do Oriente. Inspirada no taoismo e na filosofia da medicina tradicional chinesa, pretende-se, com este Entorno de Ser, fornecer ferramentas para que o participante caminhe na senda do seu destino, isto é, atingir plenitude na maturidade de consciência fazendo jus ao privilégio de nascermos como seres humanos.
É no corpo que guardamos conteúdos inconscientes. Podendo voltar-nos para o nosso interior, conhecendo o nosso corpo energético e procurando um meio de contactar com toda a nossa dimensão podemos tocar o nosso Ser? Saber onde termina o nosso corpo e onde começa a nossa alma e o nosso espírito, como alcançar este conhecer/sentir/agir?
Tornar-se capaz de se governar a si próprio é um trabalho considerável porque, por exemplo, a força da emoção paralisa, aniquila, deforma a ordem dada pelo pensamento, ou, porque o peso do corpo recusa obedecer. O desafio desta prática é entrarmos em contacto com o Qi (a energia) de forma a conhecermos melhor o Macro e o Microcosmos e podermos pulsar ao ritmo da Respiração Universal.

Renascimento:
Baseia-se na respiração circular, a psicologia libertadora e o pensamento criativo. Numa primeira etapa, reaprendemos a respirar a energia com o ar, e apercebemo-nos do poder de cura que isso constitui.
Tomar consciência dos padrões que adquirimos em três momentos fundamentais da nossa vida: conceção, gestação e nascimento, apercebermo-nos de que modo essas crenças primordiais têm condicionado o nosso percurso nesta existência (amor, relacionamentos, trabalho, dinheiro, saúde...) libertarmo-nos dos condicionalismos, e prepararmo-nos para fazer escolhas diferentes, usar a vulnerabilidade como uma divertida ferramenta de crescimento e sentir-nos seguros e confiantes, sabermos quem somos, aceitarmo-nos na nossa integridade e assim nos reconhecermos inocentes como sempre fomos e de acordo com os nossos anseios profundos.

Zen Shiatsu:
Um encontro com a nossa natureza íntima.”
O Shiatsu é uma terapia tradicional japonesa cujo método consiste na aplicação de pressão sobre o corpo e em alongamentos, de forma profunda e suave.

Considera os aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais do ser humano como um todo e interligados por uma rede de canais (meridianos) pela qual circula a energia ou força vital; integra princípios das tradições zen budista e taoista focando no aqui e agora, na simplicidade, desapego, compaixão, confiança, aceitação e na capacidade de mudança e despertar.

Sem comentários:

Enviar um comentário