quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Cuidar-se, cuidar; a ordem não é arbitrária


"- Então eu deveria ter sido mais claro, Josef. Quis dizer apenas que a relação conjugal só é ideal quando não é necessária para a sobrevivência de cada parceiro. - Sem notar qualquer sinal de esclarecimento no rosto de Breuer, Nietzsche acrescentou. - Quis apenas dizer que, para se relacionar plenamente com outro, precisa primeiro de se relacionar consigo mesmo. Se não conseguimos abraçar a nossa própria solidão, usaremos simplesmente o outro como um escudo contra o isolamento. Só quando se consegue viver como a águia, sem absolutamente qualquer público, se consegue voltar para outra pessoa com amor; só então se é capaz de preocupar com o engrandecimento do outro ser humano."
in: Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom

Diálogo entre o filósofo Nietzsche e o Dr Josef Breuer, no termo de um processo de terapia mútuo. Ou de como quem apoia necessita, ele próprio, de ser cuidado. A solidão, o isolamento, são o momento do prazer e do cuidar em que cada um se entrega ao seu próprio cuidar. E assim fica livre e disponível para o cuidado do outro. Depois, apenas depois.


Mais informações em:

Palestra/apresentação do Curso CUIDAR

NA PRÓXIMA TERÇA DIA 25 PELAS 19.30
na ESMTC:
http://esmtc.blogspot.pt/2012/09/curso-cuidar-apresentacao-do-curso-25.html

sábado, 15 de setembro de 2012

Cuidar, Curso para "cuidadores": Áreas e programa


ÁREAS

O presente curso é constituído por 7 áreas: Constelações Sistémicas; Cura arquetípica; Dança Alquímica; Meditação; Prática Energética; Renascimento; Zen-shiatsu:

Constelações Sistémicas:

Sabe-se agora que a resolução de problemas é mais eficaz quando se olha para o Todo e não apenas para partes do problema. Este novo paradigma denomina-se Pensamento Sistémico e possibilita uma abordagem diferente de compreensão, uma vez que permite observar a interação entre os elementos do sistema e entre estes e o próprio sistema.

Assim surgiram as constelações sistémicas, uma ferramenta que permite diagnosticar problemas familiares e organizacionais, descobrindo padrões que estão inseridos nas nossas dinâmicas e que vão influenciar a nossa forma de viver e de lidarmos connosco e com os outros.

Através de uma Constelação monta-se o sistema, ou parte do sistema do sujeito, para que se consiga trazer à luz toda a informação possível a nível do sistema. As respostas são dadas através do inconsciente, pela intuição, o que faz com que a solução seja totalmente integrada pelo sujeito e de mais fácil aplicação.

Cura Arquetípica:

Integrar terapeuticamente o autoconhecimento cognitivo, as funções instintivas de autorregulação e autoajuda alinhada aos três cérebros (Córtex, Límbico, Reptiliano) dentro de uma linguagem própria a cada um dos mesmos.

Promover o bem-estar pessoal auxiliando na construção de uma maior resiliência fisiológica, capaz de atuar na resolução e na prevenção contra o stress.


Dança Alquímica (A Alquimia do Movimento):

“… Tudo o que somos se encontra no corpo, nele se instala e por ele se expressa…”

Após vários anos de pesquisas e experiências conjuntas, a Amalgama vem definindo um método que permita levar a Dança a todos, beneficiando tanto ao nível do auto desenvolvimento como de formação artística.

Uma Dança que seja um veículo de ligação que permita integrar, assimilar, sintonizar, religar, sentir, intervir, criar, alquimizar e comunicar. Uma Dança que oferece instrumentos de desenvolvimento pessoal, promovendo capacidades próprias, resgatando a espontaneidade e a autenticidade. Uma dança que seja um movimento globalizante e integrador do Ser. Que permita abrir portas em cada um e desperte consciências.

Dentro do contexto da Metodologia “Movimento Amalgama” dirige-se uma proposta intensiva sobre a vivência do conceito Alquímico e a Dança, através do corpo, do movimento e do contínuo fluxo criativo, operando ao nível de transmutações energéticas celulares.


Meditação:

"Ser livre e estar em paz aqui e agora."

A meditação tem muitos benefícios, cientificamente comprovados, como suprimir a ansiedade e o stress, restabelecer o sono, aumentar a memória, a capacidade de concentração e a inteligência, ajudar a superar desequilíbrios psicológicos e crises emocionais, restabelecer a harmonia nas relações humanas.
O objetivo último é, todavia, libertar a mente dos pensamentos compulsivos e das emoções perturbadoras, permitindo descobrir a paz, liberdade, clareza e felicidade da nossa natureza profunda e a sua natural empatia com todos os seres.


Prática Energética:

“A arte de manipular com êxito a energia.”

Esta prática tem inspiração nas artes de saúde e longevidade milenares do Oriente.

Inspirada no taoismo e na filosofia da medicina tradicional chinesa, pretende-se, com este Entorno de Ser, fornecer ferramentas para que o participante caminhe na senda do seu destino, isto é, atingir plenitude na maturidade de consciência fazendo jus ao privilégio de nascermos como seres humanos.

É no corpo que guardamos conteúdos inconscientes. Podendo voltar-nos para o nosso interior, conhecendo o nosso corpo energético e procurando um meio de contactar com toda a nossa dimensão podemos tocar o nosso Ser? Saber onde termina o nosso corpo e onde começa a nossa alma e o nosso espírito, como alcançar este conhecer/sentir/agir?

Tornar-se capaz de se governar a si próprio é um trabalho considerável porque, por exemplo, a força da emoção paralisa, aniquila, deforma a ordem dada pelo pensamento, ou, porque o peso do corpo recusa obedecer.

O desafio desta prática é entrarmos em contacto com o Qi (a energia) de forma a conhecermos melhor o Macro e o Microcosmos e podermos pulsar ao ritmo da Respiração Universal.

Renascimento:

Baseia-se na respiração circular, a psicologia libertadora e o pensamento criativo. Numa primeira etapa, reaprendemos a respirar a energia com o ar, e apercebemo-nos do poder de cura que isso constitui.

Tomar consciência dos padrões que adquirimos em três momentos fundamentais da nossa vida: conceção, gestação e nascimento, apercebermo-nos de que modo essas crenças primordiais têm condicionado o nosso percurso nesta existência (amor, relacionamentos, trabalho, dinheiro, saúde...) libertarmo-nos dos condicionalismos, e prepararmo-nos para fazer escolhas diferentes, usar a vulnerabilidade como uma divertida ferramenta de crescimento e sentir-nos seguros e confiantes, sabermos quem somos, aceitarmo-nos na nossa integridade e assim nos reconhecermos inocentes como sempre fomos e de acordo com os nossos anseios profundos.

Zen Shiatsu:

Um encontro com a nossa natureza íntima.”

O Shiatsu é uma terapia tradicional japonesa cujo método consiste na aplicação de pressão sobre o corpo e em alongamentos, de forma profunda e suave.

Considera os aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais do ser humano como um todo e interligados por uma rede de canais (meridianos) pela qual circula a energia ouforça vital; integra princípios das tradições zen budista e taoista focando no aqui e agora, na simplicidade, desapego, compaixão, confiança, aceitação e na capacidade de mudança e despertar.

PROGRAMA DAS ÁREAS

Constelações Sistémicas:

1. Importância do Pensamento sistémico

2. O que é um sistema?

3. O que são as Constelações Sistémicas e qual o seu contributo

4. Como funcionam as Constelações

5. Exercícios de Constelações

6. Desenvolvimento de casos reais



Cura Arquetípica:

1. O que são símbolos e como atuam e revelam a nossa vida?

2. Conceitos cosmológicos chineses sobre longevidade, destino e livre arbítrio

3. Céu, terra e homem – A grande integração

4. Ancoragem, como pôr em prática aquilo que apreendo?

5. Reconhecendo o seu arquétipo principal

6. Como mudar a experiência externa pela experiência interna arquetípica

7. O princípio das polaridades na cura arquetípica

8. Senso, Perceção e Autoconhecimento

9. Autorregulação e Autoestima, caminhos para um sistema nervoso resiliente

10. Renegociar ou reencenar? Como acompanhar e mudar os nossos padrões repetitivos


Dança Alquímica (A Alquimia do Movimento):

1. Auto massagem – respiração

2. Noções básicas da respiração plena e abdominal

3. Estiramentos e meditação activa

4. Consciência corporal, em movimento

5. Contração/expansão, centro e periferias

6. Movimento articular/tonicidade

7. Centro e enraizamento

8. Eixos básicos do movimento

9. Inclinações e torções, deslocações do peso, equilíbrios e suspensões

10. Apuramento da perceção e dos sentidos

11. Qualidades do movimento e dos 4 elementos

12. Conectar com a energia vital disponível (individual e de grupo, campos vibratórios)

13. Trabalhar ao nível das danças de conjunto e rituais dançados

Meditação:

1. Prática de samatha

2. Calma mental

·Atenção ao corpo e às sensações físicas

·Atenção à respiração, aos pensamentos e emoções e aos fenómenos exteriores

3. Prática de tonglen: “dar e receber”


Prática Energética:

1. Yin/Yang

2. Conceção da doença da MTC

3. O Qi

4. O Hun Yuan Qi

5. Descobrir a rede de meridianos e o corpo através da palpação

6. Automassagem

7. Exercícios de Limpeza e de energização


Renascimento:

1. Exercícios de respiração (desbloqueio emocional)

2. Compreender a importância da conceção, gestação e nascimento

3. Reconhecer padrões

4. Descobrir e identificar a mentira pessoal e a lei de sobrecompensação

5. Reconhecer a lei eterna

6. A desaprovação parental e a criança interior

7. Técnicas de cura:

·Tipos de respiração para cada situação/emoção

·Desenvolver a autoestima, afirmações, trabalho com elementos, cartas de completamento e perdão


Zen Shiatsu:

1. Exercícios de Do In e Auto-shiatsu

2. Componentes filosóficas e práticas do Zen Shiatsu:

·O TAO e o Yin /Yang

·O Qi e os meridianos

·A respiração e o hara

·A meditação

·O coração e o toque

·Princípios de aplicação da pressão

·O efeito do toque e da pressão sobre o sistema nervoso

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Amar-se, uma forma de se cuidar


"- Porquê tal raiva de si mesmo? - Perguntou. - Lembro-me de que disse que todos temos os nossos cães selvagens a ladrar na cave. Gostaria muito que conseguisse ser mais amável, mais generoso com a sua própria humanidade."


in: Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom

Diálogo entre o filósofo Nietzsche e o Dr Josef Breuer, no termo de um processo de terapia mútuo. 

curso CUIDAR

Caros amigos,

Vimos dar-vos a conhecer o curso CUIDAR - Aprendizagens para um re-nascimento consciente.

Tem as seguintes matérias e professores :

ÁREA
FORMADOR
CURRICULO
Constelações Sistémicas
Rita Natálio
Psicóloga Social e Organizacional; Formada em Constelações Sistémicas
Cura Arquetípica
Erica Poonam
Atriz; Terapeuta de Experiência Somática (SE); Astróloga (astrologia polar taoista)
Dança Alquímica
Sandra Battaglia
Coreógrafa; Produtora; Bailarina; Professora; Diretora e Cofundadora da Companhia de Dança Amalgama
Meditação
Paulo Borges
Filósofo; Escritor; Presidente da União Budista
Prática Energética
Deolinda Fernandes
Professora de MTC; Diretora da Escola de Medicina Tradicional Chinesa
Renascimento
Risoleta Pedro
Escritora; Professora; Terapeuta holística (Rebirthing)
Zen Shiatsu
Luísa Martins Borges
Terapeuta de zen-shiatsu; Professora de shiatsu na Escola de Shiatsu de Portugal

Começa dia 16 de Outubro. 
Entretanto há uma Palestra de Apresentação do curso dia 25 de setembro, às 19h30

Gratos por vossa atenção.

Um beijinho, dias bons para vós


Palestra - Apresentação do Curso
CUIDAR - APRENDIZAGENS PARA UM RE-NASCIMENTO CONSCIENTE
Um Curso para o desenvolvimento da autoconsciência
Dia 25 de setembro pelas 19.30

na ESMTC- Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Vai nascer a 16 de outubro, a materialização de uma ideia em torno do CUIDAR. Cuidar-se, para melhor cuidar. Funcionará por ano lectivo, de outubro a junho às terças-feiras, entre as 19.30 e as 22.30 com actividades-áreas que funcionarão rotativamente: Constelações sistémicas (Rita Pedro Natálio), Cura arquetípica (Erica Poonam), Dança alquímica (Sandra Battaglia), Meditação (Paulo Borges), Prática Energética (Deolinda Fernandes), Renascimento (Risoleta Pedro) e Zen-shiatsu (Luísa Martins Borges).
Pretende-se que quem frequentar este curso-escola-formação adquira ferramentas de autoconhecimento e autoconsciência que lhe permitam um maior enraizamento e plenitude de vida.

A quem se destina o curso:
Embora tenha sido inicialmente pensado como uma escola para pais, não poderá deixar de acolher também os tios, irmãos, avós, professores, enfermeiros e cuidadores em geral. No fundo, toda a gente, porque se uns têm crianças, adolescentes ou mesmo adultos a seu cuidado, em última análise, todos têm, no mínimo um ser para cuidar: o Si-mesmo.


Cuidar - O Curso, Início 16 de Outubro 2012, às Terças, das 19h30 às 22h30
INTRODUÇÃO

CUIDAR, um espaço para quem cuida: SABER CUIDAR-SE, O CUIDADOR

Aprender a cuidar-se para cuidar. Adquirir ferramentas de transformação e mutação para o novo paradigma da existência humana, oferecer uma alternativa consciente à aprendizagem de matérias essenciais na evolução desse processo.

Todos nós, em algum ponto ou situação, somos pais: com os outros, com os animais, com criações, etc. E somos irmãos pais, tios pais, filhos pais, amigos pais, avós pais, pais, pais. Mas quem é pai dos pais? Ou melhor, que preparação tenho eu para o conseguir fazer da melhor maneira que é única e sem fórmulas para cada situação, sem me esquecer de mim, do meu processo, de me conhecer, de me cuidar … para mais e melhor poder ser com o outro. “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo.”

A ideia de que partimos é criar condições para que educadores, pais, jovens e futuros pais e toda e qualquer pessoa que lide com crianças, jovens, adolescentes ou adultos numa situação de fragilidade, integrem instrumentos de autoconhecimento, reconhecimento e consciência que lhes permitam contribuir para parar a engrenagem e ciclo vicioso de bebés e crianças a nascerem e crescerem em cima das feridas a maior parte das vezes ocultas e inconscientes dos adultos, ou de adultos com feridas desconhecidas a tratarem de outros seres com feridas mais ou menos ocultas.

Não se trata de uma escola para transmitir conhecimentos. Embora algum conhecimento seja naturalmente passado, o que se pretende é, acima de tudo, que a pessoa se olhe, acorde, tome contacto com as dores, passe por elas vendo o ouro que sempre foi, que nunca deixou de ser, mas esqueceu. Só então poderá efetivamente fazer algo pelo mundo à sua volta. O que se pretende é sentir o corpo e limpar a mente, é o adulto conhecer-se e aceitar-se, para que a criança que vai nascer de si ou crescer junto de si, ou adulto a quem vai dar apoio, possa SER quem vem destinado a ser.


OBJETIVOS DO CURSO

§Proporcionar instrumentos de autoconhecimento (pelo corpo, movimento, emoções);

§Identificar a rede energética corporal como ponte de ligação entre o Céu e a Terra;

§Reaprender os ciclos através da natureza que nos está mais próxima, que é o nosso corpo, em harmonia com a mente e o espírito;

§Identificar e curar estereótipos e vícios de relacionamento;

§Ser um mais consciente pai, mãe, futuro pai ou mãe, irmão, tio, adulto, educador, terapeuta médico, enfermeiro, psicólogo, curador, cuidador…

§Contribuir para uma real e incontornável mudança de paradigma conhecendo aquilo que há a conhecer: o interior de si e a intocável inocência, o sentimento original de felicidade.

DESTINATÁRIOS DO CURSO

Embora tenha sido inicialmente pensado como uma escola para pais, namorados e noivos (futuros pais) não poderá deixar de acolher também os tios, irmãos mais velhos, avós, professores, educadores, médicos, enfermeiros,dolas, terapeutas, curadores e cuidadores em geral, e no fundo, toda a gente, porque se uns têm crianças, jovens, adolescentes ou mesmo adultos a seu cuidado, em última análise, todos têm, no mínimo um ser para cuidar: o Si-mesmo.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Condicionamento e liberdade


"... muito mais importante é quem somos, agora, e para onde nos dirigimos. [...] Felizmente [,,,] podemos mudar de direção nesta vida, podemos corrigi-la [...]"
Robert Brown

Não estamos sujeitos a nenhum tipo de fatalidade, em nós se conjugam condicionamento e liberdade, isso tudo somos, a escolha é nossa,

domingo, 2 de setembro de 2012

Cuidar e ser cuidado


"- Não subestime o que me concedeu, Josef. Não subestime o valor da amizade, de eu saber que não sou uma aberração, de eu saber que sou capaz de tocar e de ser tocado, Anteriormente, abracei apenas pela metade o meu conceito de Amor fati: tinha-me treinado - resignado seria um termo melhor - a amar o meu destino. Mas agora, graças a si, graças ao seu lar hospitaleiro, percebo que tenho uma escolha. Permanecerei sempre sozinho, mas que diferença, que maravilhosa diferença, escolher o que faço. Amor fati: escolhe teu destino, ama o teu destino.
Breuer levantou-se e encarou Nietzsche por um momento, pareceu assustado, apreensivo. Mas, á aproximação de Breuer, com braços abertos, também ele abriu os braços."
in: Quando Nietzsche chorou, de Irvin D. Yalom

Diálogo entre o filósofo Nietzsche e o Dr Josef Breuer, no termo de um processo de terapia mútuo. Ou de como quem apoia necessita, ele próprio, de ser cuidado.