sábado, 15 de setembro de 2012

Cuidar, Curso para "cuidadores": Áreas e programa


ÁREAS

O presente curso é constituído por 7 áreas: Constelações Sistémicas; Cura arquetípica; Dança Alquímica; Meditação; Prática Energética; Renascimento; Zen-shiatsu:

Constelações Sistémicas:

Sabe-se agora que a resolução de problemas é mais eficaz quando se olha para o Todo e não apenas para partes do problema. Este novo paradigma denomina-se Pensamento Sistémico e possibilita uma abordagem diferente de compreensão, uma vez que permite observar a interação entre os elementos do sistema e entre estes e o próprio sistema.

Assim surgiram as constelações sistémicas, uma ferramenta que permite diagnosticar problemas familiares e organizacionais, descobrindo padrões que estão inseridos nas nossas dinâmicas e que vão influenciar a nossa forma de viver e de lidarmos connosco e com os outros.

Através de uma Constelação monta-se o sistema, ou parte do sistema do sujeito, para que se consiga trazer à luz toda a informação possível a nível do sistema. As respostas são dadas através do inconsciente, pela intuição, o que faz com que a solução seja totalmente integrada pelo sujeito e de mais fácil aplicação.

Cura Arquetípica:

Integrar terapeuticamente o autoconhecimento cognitivo, as funções instintivas de autorregulação e autoajuda alinhada aos três cérebros (Córtex, Límbico, Reptiliano) dentro de uma linguagem própria a cada um dos mesmos.

Promover o bem-estar pessoal auxiliando na construção de uma maior resiliência fisiológica, capaz de atuar na resolução e na prevenção contra o stress.


Dança Alquímica (A Alquimia do Movimento):

“… Tudo o que somos se encontra no corpo, nele se instala e por ele se expressa…”

Após vários anos de pesquisas e experiências conjuntas, a Amalgama vem definindo um método que permita levar a Dança a todos, beneficiando tanto ao nível do auto desenvolvimento como de formação artística.

Uma Dança que seja um veículo de ligação que permita integrar, assimilar, sintonizar, religar, sentir, intervir, criar, alquimizar e comunicar. Uma Dança que oferece instrumentos de desenvolvimento pessoal, promovendo capacidades próprias, resgatando a espontaneidade e a autenticidade. Uma dança que seja um movimento globalizante e integrador do Ser. Que permita abrir portas em cada um e desperte consciências.

Dentro do contexto da Metodologia “Movimento Amalgama” dirige-se uma proposta intensiva sobre a vivência do conceito Alquímico e a Dança, através do corpo, do movimento e do contínuo fluxo criativo, operando ao nível de transmutações energéticas celulares.


Meditação:

"Ser livre e estar em paz aqui e agora."

A meditação tem muitos benefícios, cientificamente comprovados, como suprimir a ansiedade e o stress, restabelecer o sono, aumentar a memória, a capacidade de concentração e a inteligência, ajudar a superar desequilíbrios psicológicos e crises emocionais, restabelecer a harmonia nas relações humanas.
O objetivo último é, todavia, libertar a mente dos pensamentos compulsivos e das emoções perturbadoras, permitindo descobrir a paz, liberdade, clareza e felicidade da nossa natureza profunda e a sua natural empatia com todos os seres.


Prática Energética:

“A arte de manipular com êxito a energia.”

Esta prática tem inspiração nas artes de saúde e longevidade milenares do Oriente.

Inspirada no taoismo e na filosofia da medicina tradicional chinesa, pretende-se, com este Entorno de Ser, fornecer ferramentas para que o participante caminhe na senda do seu destino, isto é, atingir plenitude na maturidade de consciência fazendo jus ao privilégio de nascermos como seres humanos.

É no corpo que guardamos conteúdos inconscientes. Podendo voltar-nos para o nosso interior, conhecendo o nosso corpo energético e procurando um meio de contactar com toda a nossa dimensão podemos tocar o nosso Ser? Saber onde termina o nosso corpo e onde começa a nossa alma e o nosso espírito, como alcançar este conhecer/sentir/agir?

Tornar-se capaz de se governar a si próprio é um trabalho considerável porque, por exemplo, a força da emoção paralisa, aniquila, deforma a ordem dada pelo pensamento, ou, porque o peso do corpo recusa obedecer.

O desafio desta prática é entrarmos em contacto com o Qi (a energia) de forma a conhecermos melhor o Macro e o Microcosmos e podermos pulsar ao ritmo da Respiração Universal.

Renascimento:

Baseia-se na respiração circular, a psicologia libertadora e o pensamento criativo. Numa primeira etapa, reaprendemos a respirar a energia com o ar, e apercebemo-nos do poder de cura que isso constitui.

Tomar consciência dos padrões que adquirimos em três momentos fundamentais da nossa vida: conceção, gestação e nascimento, apercebermo-nos de que modo essas crenças primordiais têm condicionado o nosso percurso nesta existência (amor, relacionamentos, trabalho, dinheiro, saúde...) libertarmo-nos dos condicionalismos, e prepararmo-nos para fazer escolhas diferentes, usar a vulnerabilidade como uma divertida ferramenta de crescimento e sentir-nos seguros e confiantes, sabermos quem somos, aceitarmo-nos na nossa integridade e assim nos reconhecermos inocentes como sempre fomos e de acordo com os nossos anseios profundos.

Zen Shiatsu:

Um encontro com a nossa natureza íntima.”

O Shiatsu é uma terapia tradicional japonesa cujo método consiste na aplicação de pressão sobre o corpo e em alongamentos, de forma profunda e suave.

Considera os aspetos físicos, emocionais, mentais e espirituais do ser humano como um todo e interligados por uma rede de canais (meridianos) pela qual circula a energia ouforça vital; integra princípios das tradições zen budista e taoista focando no aqui e agora, na simplicidade, desapego, compaixão, confiança, aceitação e na capacidade de mudança e despertar.

PROGRAMA DAS ÁREAS

Constelações Sistémicas:

1. Importância do Pensamento sistémico

2. O que é um sistema?

3. O que são as Constelações Sistémicas e qual o seu contributo

4. Como funcionam as Constelações

5. Exercícios de Constelações

6. Desenvolvimento de casos reais



Cura Arquetípica:

1. O que são símbolos e como atuam e revelam a nossa vida?

2. Conceitos cosmológicos chineses sobre longevidade, destino e livre arbítrio

3. Céu, terra e homem – A grande integração

4. Ancoragem, como pôr em prática aquilo que apreendo?

5. Reconhecendo o seu arquétipo principal

6. Como mudar a experiência externa pela experiência interna arquetípica

7. O princípio das polaridades na cura arquetípica

8. Senso, Perceção e Autoconhecimento

9. Autorregulação e Autoestima, caminhos para um sistema nervoso resiliente

10. Renegociar ou reencenar? Como acompanhar e mudar os nossos padrões repetitivos


Dança Alquímica (A Alquimia do Movimento):

1. Auto massagem – respiração

2. Noções básicas da respiração plena e abdominal

3. Estiramentos e meditação activa

4. Consciência corporal, em movimento

5. Contração/expansão, centro e periferias

6. Movimento articular/tonicidade

7. Centro e enraizamento

8. Eixos básicos do movimento

9. Inclinações e torções, deslocações do peso, equilíbrios e suspensões

10. Apuramento da perceção e dos sentidos

11. Qualidades do movimento e dos 4 elementos

12. Conectar com a energia vital disponível (individual e de grupo, campos vibratórios)

13. Trabalhar ao nível das danças de conjunto e rituais dançados

Meditação:

1. Prática de samatha

2. Calma mental

·Atenção ao corpo e às sensações físicas

·Atenção à respiração, aos pensamentos e emoções e aos fenómenos exteriores

3. Prática de tonglen: “dar e receber”


Prática Energética:

1. Yin/Yang

2. Conceção da doença da MTC

3. O Qi

4. O Hun Yuan Qi

5. Descobrir a rede de meridianos e o corpo através da palpação

6. Automassagem

7. Exercícios de Limpeza e de energização


Renascimento:

1. Exercícios de respiração (desbloqueio emocional)

2. Compreender a importância da conceção, gestação e nascimento

3. Reconhecer padrões

4. Descobrir e identificar a mentira pessoal e a lei de sobrecompensação

5. Reconhecer a lei eterna

6. A desaprovação parental e a criança interior

7. Técnicas de cura:

·Tipos de respiração para cada situação/emoção

·Desenvolver a autoestima, afirmações, trabalho com elementos, cartas de completamento e perdão


Zen Shiatsu:

1. Exercícios de Do In e Auto-shiatsu

2. Componentes filosóficas e práticas do Zen Shiatsu:

·O TAO e o Yin /Yang

·O Qi e os meridianos

·A respiração e o hara

·A meditação

·O coração e o toque

·Princípios de aplicação da pressão

·O efeito do toque e da pressão sobre o sistema nervoso

Sem comentários:

Enviar um comentário