domingo, 23 de setembro de 2012

Rafael, A Escola de Atenas

Caros amigos,

Vimos dar-vos a conhecer o curso CUIDAR - Aprendizagens para um re-nascimento consciente.

Tem as seguintes matérias e professores :

ÁREA
FORMADOR
CURRICULO
Constelações Sistémicas
Rita Natálio
Psicóloga Social e Organizacional; Formada em Constelações Sistémicas
Cura Arquetípica
Erica Poonam
Atriz; Terapeuta de Experiência Somática (SE); Astróloga (astrologia polar taoista)
Dança Alquímica
Sandra Battaglia
Coreógrafa; Produtora; Bailarina; Professora; Diretora e Cofundadora da Companhia de Dança Amalgama
Meditação
Paulo Borges
Filósofo; Escritor; Presidente da União Budista
Prática Energética
Deolinda Fernandes
Professora de MTC; Diretora da Escola de Medicina Tradicional Chinesa
Renascimento
Risoleta Pedro
Escritora; Professora; Terapeuta holística (Rebirthing)
Zen Shiatsu
Luísa Martins Borges
Terapeuta de zen-shiatsu; Professora de shiatsu na Escola de Shiatsu de Portugal

Começa dia 16 de Outubro. 
Entretanto há uma Palestra de Apresentação do curso dia 25 de setembro, às 19h30



Palestra - Apresentação do Curso
CUIDAR - APRENDIZAGENS PARA UM RE-NASCIMENTO CONSCIENTE
Um Curso para o desenvolvimento da autoconsciência
Dia 25 de setembro pelas 19.30

na ESMTC- Escola de Medicina Tradicional Chinesa

Vai nascer a 16 de outubro, a materialização de uma ideia em torno do CUIDAR. Cuidar-se, para melhor cuidar. Funcionará por ano lectivo, de outubro a junho às terças-feiras, entre as 19.30 e as 22.30 com actividades-áreas que funcionarão rotativamente: Constelações sistémicas (Rita Pedro Natálio), Cura arquetípica (Erica Poonam), Dança alquímica (Sandra Battaglia), Meditação (Paulo Borges), Prática Energética (Deolinda Fernandes), Renascimento (Risoleta Pedro) e Zen-shiatsu (Luísa Martins Borges).
Pretende-se que quem frequentar este curso-escola-formação adquira ferramentas de autoconhecimento e autoconsciência que lhe permitam um maior enraizamento e plenitude de vida.

A quem se destina o curso:
Embora tenha sido inicialmente pensado como uma escola para pais, não poderá deixar de acolher também os tios, irmãos, avós, professores, enfermeiros e cuidadores em geral. No fundo, toda a gente, porque se uns têm crianças, adolescentes ou mesmo adultos a seu cuidado, em última análise, todos têm, no mínimo um ser para cuidar: o Si-mesmo.


Cuidar - O Curso, Início 16 de Outubro 2012, às Terças, das 19h30 às 22h30
INTRODUÇÃO

CUIDAR, um espaço para quem cuida: SABER CUIDAR-SE, O CUIDADOR

Aprender a cuidar-se para cuidar. Adquirir ferramentas de transformação e mutação para o novo paradigma da existência humana, oferecer uma alternativa consciente à aprendizagem de matérias essenciais na evolução desse processo.

Todos nós, em algum ponto ou situação, somos pais: com os outros, com os animais, com criações, etc. E somos irmãos pais, tios pais, filhos pais, amigos pais, avós pais, pais, pais. Mas quem é pai dos pais? Ou melhor, que preparação tenho eu para o conseguir fazer da melhor maneira que é única e sem fórmulas para cada situação, sem me esquecer de mim, do meu processo, de me conhecer, de me cuidar … para mais e melhor poder ser com o outro. “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo.”

A ideia de que partimos é criar condições para que educadores, pais, jovens e futuros pais e toda e qualquer pessoa que lide com crianças, jovens, adolescentes ou adultos numa situação de fragilidade, integrem instrumentos de autoconhecimento, reconhecimento e consciência que lhes permitam contribuir para parar a engrenagem e ciclo vicioso de bebés e crianças a nascerem e crescerem em cima das feridas a maior parte das vezes ocultas e inconscientes dos adultos, ou de adultos com feridas desconhecidas a tratarem de outros seres com feridas mais ou menos ocultas.

Não se trata de uma escola para transmitir conhecimentos. Embora algum conhecimento seja naturalmente passado, o que se pretende é, acima de tudo, que a pessoa se olhe, acorde, tome contacto com as dores, passe por elas vendo o ouro que sempre foi, que nunca deixou de ser, mas esqueceu. Só então poderá efetivamente fazer algo pelo mundo à sua volta. O que se pretende é sentir o corpo e limpar a mente, é o adulto conhecer-se e aceitar-se, para que a criança que vai nascer de si ou crescer junto de si, ou adulto a quem vai dar apoio, possa SER quem vem destinado a ser.


OBJETIVOS DO CURSO

§Proporcionar instrumentos de autoconhecimento (pelo corpo, movimento, emoções);

§Identificar a rede energética corporal como ponte de ligação entre o Céu e a Terra;

§Reaprender os ciclos através da natureza que nos está mais próxima, que é o nosso corpo, em harmonia com a mente e o espírito;

§Identificar e curar estereótipos e vícios de relacionamento;

§Ser um mais consciente pai, mãe, futuro pai ou mãe, irmão, tio, adulto, educador, terapeuta médico, enfermeiro, psicólogo, curador, cuidador…

§Contribuir para uma real e incontornável mudança de paradigma conhecendo aquilo que há a conhecer: o interior de si e a intocável inocência, o sentimento original de felicidade.

DESTINATÁRIOS DO CURSO

Embora tenha sido inicialmente pensado como uma escola para pais, namorados e noivos (futuros pais) não poderá deixar de acolher também os tios, irmãos mais velhos, avós, professores, educadores, médicos, enfermeiros,dolas, terapeutas, curadores e cuidadores em geral, e no fundo, toda a gente, porque se uns têm crianças, jovens, adolescentes ou mesmo adultos a seu cuidado, em última análise, todos têm, no mínimo um ser para cuidar: o Si-mesmo.
Mais informações em:

http://esmtc.blogspot.pt/2012/06/cuidar-aprendizagens-para-um-re.html

Sem comentários:

Enviar um comentário